O Repositório das Produções Científicas dos Docentes de História do Instituto Federal Catarinense (IFC), é um produto educacional, resultante da pesquisa realizada para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. Foi idealizado pela mestranda Maíra Cambraia Rocha, sob orientação do Professor Doutor Simão Alberto.

Esta pesquisa tem o olhar para as produções científicas dos docentes de História do Ensino Médio Integrado do IFC, que versam sobre história e memória da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e, por conseguinte, para os Planos de Ensino dos referidos docentes. Desse modo, definiu-se dois recortes temporais, de 2008, a partir da criação do IFC, até o ano de 2022 para análise das produções científicas e de 2019 até 2022 para análise dos planos de ensino, esse último intervalo temporal foi estabelecido em face a formalização das Diretrizes para a Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio do IFC, a qual foi aprovada pela Resolução nº 16/2019 – CONSUPER, de 01 de abril de 2019.

Como resultado do estudo, construiu-se o repositório das Produções Científicas dos Docentes de História do IFC, visando concentrar o registro e armazenar as publicações oriundas de pesquisas sobre história e memória da EPT em formato digital, em uma única plataforma e com acesso aberto às produções intelectuais.

Nosso objetivo é reunir, preservar, divulgar e promover o acesso a esse recurso digital, como ferramenta metodológica que busca contribuir para construção de conhecimento nas aulas de História, e ainda, disseminar entre os discentes do EMI do IFC e comunidade acadêmica em geral, a história e a memória da EPT.

 

Informações e cuidados éticos para a realização da pesquisa 

Destaco que a presente pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos do Instituto Federal Catarinense (CEPSH/IFC). E informo que os docentes que responderam ao questionário, que visava a coleta de dados das suas produções científicas, assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), via formulário google forms. O TCLE buscou informar aos envolvidos neste estudo, todas as etapas, bem como os riscos e benefícios provenientes da pesquisa. Uma cópia do TCLE foi encaminhada para o e-mail institucional dos docentes e a outra ficou com a pesquisadora.

 

Créditos aos que colaboraram na construção do site: 

Maíra Cambraia Rocha – Pesquisadora
Doutor Simão Alberto – Professor e Orientador
Marcelo Schaefer - Desenvolvedor Web