
Autor:
Cristiane Aparecida Grümm
Título:
“Você conhece a sua história?”: Uma experiência para pensar o currículo integrado
Material:
Capítulo de Livro
Resumo:
Os debates sobre a última etapa da educação básica têm se intensificado e na última década voltaram à tona principalmente dirigidos à articulação entre o Ensino Médio e a Educação Profissional. Historicizando esta modalidade de ensino observa-se claramente que a dualidade estrutural foi reforçada nos diferentes momentos históricos. Porém, o ensino médio integrado à educação profissional aponta para uma possibilidade de romper com o pensamento arraigado de “formar para prosseguir nos estudos” ou “formar para atuar no mercado de trabalho”. Tentando superar essa contradição histórica, a integração apresenta-se como uma “luz no fim do túnel”. Porém, como atingi-la de maneira efetiva e romper com o pensamento de que ou se oferece uma formação profissional sólida ou uma formação propedêutica? Para se alcançar a almejada articulação, faz-se necessário a construção coletiva de um currículo integrado. O presente artigo pretende problematizar como um jogo desenvolvido em um projeto de extensão pode contribuir com as reflexões sobre a construção de um currículo integrado pautado em princípios filosóficos, epistemológicos e pedagógicos da politecnia e da formação omnilateral, preocupado com a problematização do sentido ontológico e histórico da produção da ciência, da cultura e do trabalho, e na interdisciplinaridade e contextualização como condições básicas para uma educação de qualidade social e emancipatória. Os subtítulos dos capítulo são:
Historicizando a Articulação entre Ensino Médio e Educação Profissional e a Demanda por Currículo Integrado; Os Desafios para a Construção de um Currículo Integrado; “Você Conhece sua História?”: Uma Experiência para Fomentar as Discussões sobre um Currículo Integrado; O Desenvolvimento do Jogo: Dialogando sobre Conceitos e Conhecimentos da História e da Informática; Considerações Finais: de um Desafio Interdisciplinar à Reflexão sobre Currículo Integrado.
Palavras-chave:
Educação Profissional, Ensino Médio, Currículo Integrado, Interdisciplinaridade, Politecnia.
Referencial teórico – Algumas abordagens sobre a história e memória da EPT
Ao traçar um panorama histórico do Ensino Médio e da Educação Profissional no Brasil observa-se claramente que a trajetória dessas duas modalidades esteve fortemente marcada pelo dualismo estrutural, que de certa forma, foi o responsável por determinar a identidade de cada uma delas. (p.53).
Esse dualismo, historicamente arraigado na escolarização brasileira, é o reflexo direto da sociedade desigual, que determina a finalidade da educação para cada classe, naturalizando aquilo que foi construído intencionalmente. (p.53).
[…]é importante destacar que a história da educação profissional no Brasil inicia-se em 1909, quando são criadas as Escolas de Aprendizes e Artífices (Decreto n° 7.566/1909) destinadas aos “órfãos e desvalidos da sorte”. (p.53).
[…] apesar dos avanços trazidos pelas reformas e leis nas décadas de 1940 e 1950, a dualidade estrutural da educação no nível médio acentuou-se e configurou-se na década de 1960. (p.54).
[…] na década de 1940, a iniciativa privada revela toda a sua preocupação com a formação de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho, criando o SENAI (1942) e o SENAC (1946). Na década de 1950, são promulgadas as leis de equivalência entre o ensino secundário e o ensino profissional. A equivalência plena foi conquistada com a Lei 4.024/1961. (p.54).
Para conhecer mais sobre a história e memória da EPT, clique em visualizar o trabalho completo.