
Autor:
Emerson Bianchini Estivalete
Título:
Currículo Integrado: Uma reflexão entre o legal e o real
Formação:
Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Orientadora:
Profª. Drª. Miriam Pires Corrêa de Lacerda
Publicação:
Porto Alegre, 2014
Resumo:
O presente trabalho trata de uma reflexão sobre o currículo integrado, suas proposições legais e possibilidades de implementação prática no contexto de Curso Técnico de Nível Médio. Para esta investigação, de enfoque qualitativo, optou-se pelo estudo de caso do tipo etnográfico. O campo de investigação foram os depoimentos de dois grupos de interlocutores pertencentes a uma mesma Instituição, os quais totalizaram 14 participantes. O primeiro grupo foi constituído por Professores e Técnicos em Assuntos Educacionais, o segundo grupo por Alunos matriculados no terceiro ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, mantido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Rio do Sul. A coleta dos dados estendeu-se de agosto de 2012 a outubro de 2013, mediante observação participante, análise documental e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados através da Análise Textual Discursiva, conforme ensinam Moraes e Galiazzi (2011) e resultaram nas seguintes categorias: Grupo Um: perspectivas interdisciplinares; articulação teoria prática; enfrentamento aos desafios da docência. Grupo Dois: Juventude e escolarização; integração de saberes; projeto de vida e futuro. Os achados da pesquisa sugerem que as proposições legais para o curso investigado não provocaram grandes mudanças diante da conservação das relações com o sistema capitalista que influenciou fortemente a construção dos currículos dos cursos técnicos. Embora os profissionais de ensino vinculados à instituição reconheçam a importância da integração de saberes através do currículo, até o término dessa investigação, identificamos apenas atitudes pontuais através de alguns componentes curriculares ou na execução de poucos trabalhos interdisciplinares. Acredita-se que este estudo possa contribuir com reflexões acerca de possibilidades para construção efetiva de posturas interdisciplinares, que se mostrem sensíveis às demandas coletivas e, nas quais, o significado do aprender ganhe maior projeção para todos os envolvidos nos processos educacionais.
Palavras-chave:
Educação profissional. Ensino Médio. Currículo Integrado.
Referencial teórico – Algumas abordagens sobre a história e memória da EPT
O fortalecimento do sistema produtivo […]exigiu adequações nos currículos escolares e nas ações pedagógicas, diferenciando as duas finalidades de formação: uma para o trabalho intelectual oferecido às elites e outra para o trabalho manual, oferecido aos proletários. (p.20).
Essa política processual de divisão entre a formação para o trabalho intelectual e a formação para o trabalho manual teve forte repercussão na educação brasileira e foi conceituada por Kuenzer (1991, 2005 e 2006) como dualidade estrutural da educação. (p.20).
Um marco muito importante nesse contexto histórico foi no ano de 1909, quando pelo decreto nº 7566, de 23 de dezembro, o então presidente Nilo Peçanha cria, em quase todos os estados, Escolas de Aprendizes Artífices, representando, assim, o início da atuação direta do governo federal na área da formação profissional, […] (p.18).
As primeiras manifestações inspiradas no modelo capitalista taylorista e fordista que repercutiram no sistema educacional brasileiro estão presentes a partir do Governo Provisório e potencializadas ao longo de toda a Era Vargas, principalmente depois da criação do SENAI, no contexto do Estado Novo, em 1942, 21 por necessidades das demandas produtivas e, entre elas, a criação da Companhia Siderúrgica Nacional, em 1941. (p.20).
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