Autor:

Cristiane Aparecida Grümm

Título:

A iniciação científica no ensino médio integrado como possibilidade de uma prática integradora: Estudo de caso através do resgate da memória da vitivinicultura em Videira, Santa Catarina

Material:

Artigo pela HOLOS, ISSN 1807 – 1600

Publicação:

Março, 2014

Resumo:

O presente artigo relata a experiência de uma prática integradora vivenciada em um projeto de iniciação científica intitulado “Resgate da Memória sobre a produção da uva e do vinho a partir da década de 1940 no município de Videira, Santa Catarina”. O projeto envolve três áreas do saber – Biologia, Geografia e História – e dois cursos de Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio – Agropecuária e Eletroeletrônica – oferecidos pelo Instituto Federal Catarinense Campus Videira. O desenvolvimento do projeto fomentou entre as professoras envolvidas algumas reflexões a respeito da integração entre o Ensino Médio e a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Durante as diversas etapas da pesquisa de iniciação científica, foi possível perceber a importância da interdisciplinaridade, da pesquisa como princípio pedagógico e da cultura como um dos eixos fundamentais para a formação humana

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Práticas integradoras, Pesquisa como princípio pedagógico, Memória, Patrimônio Histórico.

Referencial teórico – Algumas abordagens sobre a história e memória da EPT

Ao analisar a história do Ensino Médio e da Educação Profissional no Brasil é possível perceber que esta sempre foi marcada pela busca de identidade e pelas tentativas de superação da dualidade estrutural que a sociedade excludente impôs a esta etapa educacional (KUENZER, 2007). (p.144).
No final dos anos de 1990 e início dos anos 2000, o debate sobre a função da última etapa da Educação Básica veio à tona com o estabelecimento do decreto 2.208/97 e sua posterior revogação pelo decreto 5.154/2004. (p.144).
O decreto 5.154/2004 foi uma tentativa de “consolidação da base unitária do ensino médio, que [comportasse] a diversidade própria da realidade brasileira, inclusive possibilitando a ampliação de seus objetivos, como a formação específica para o exercício de profissões técnicas” (FRIGOTTO; CIAVATTA; RAMOS, 2005, p. 37). Em outras palavras, o referido decreto fez emergir a possibilidade de um Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. (p.144).
[…]“a formação humana integrada entre o ensino geral e a educação profissional ou técnica (educação politécnica ou, talvez, tecnológica) exige que se busquem os alicerces do pensamento e da produção da vida além das práticas da educação profissional e das teorias da educação propedêutica que treinam para o vestibular”. O que se propõe é superar essa dicotomia para se atingir a “formação humana no seu sentido pleno” (FRIGOTTO; CIAVATTA; RAMOS, 2005, p. 94). (p.146).
Para conhecer mais sobre a história e memória da EPT, clique em visualizar o trabalho completo.

Clique para visualizar o artigo completo

Posted in
Artigos

Post a comment

Your email address will not be published.